Pular para o conteúdo principal

Introdução

Muito é dito por aí que a escola serve para formar cidadãos. Que todo o processo de "ensino", seja no fundamental, seja no ensino médio, em última instância procura tornar os "alunos" em cidadãos melhores. Logo, uma pessoa com estudos tende a ser muito mais "cidadã" do que uma pessoa que não teve o mesmo acesso a educação.

Cidadão é aquele que vive em sociedade e, portanto, tem garantido o direito de gozar de seus direitos civis. Tratando numa situação de um Estado de direito aquilo que está na Constituição Federal é universal, devendo os direitos caberem a todos e, igualmente, os deveres. A desobediência civil cabe medidas punitivas que buscam estabelecer uma ordem na sociedade. Ordem esta que é competência do Estado, órgão que legítima seu poder com base no monopólio da força. É o mesmo Estado que define o que será ensinado (para formar cidadãos) e que, também, define o que é certo e o que é errado (constituição).

Com base nas leis, aqueles que desobedecem a constituição são melhores ou piores cidadãos? Porque mesmo que não estejam cumprindo com seus deveres eles ainda tem seus direitos resguardados. E, ainda mais: caso não sejam punidos adequadamente, eles estarão acima da lei.

O projeto desse blog é estabelecer padrões e protocolos sociais para serem seguidos por TODOS aqueles que se considerem cidadãos de respeito. Afinal a incapacidade do Estado de tratar com perfeição todos os pormenores da sua função social não pode ser motivo para deixarmos de evoluirmos comunitariamente. Para que não haja cidadãos melhores ou piores, acima ou abaixo da lei, devemos, TODOS, fazermos a nossa justiça pessoal, tratarmos da nossa verdade pessoal, num puro ato de egoísmo, mas também de altruísmo.